sábado, 31 de março de 2012


Arte Rupestre – alunos
aprendem sobre os primórdios da pintura

Os alunos do período matutino desenvolveram um projeto na disciplina de Artes no qual puderam compreender a importância da Arte Rupestre. Através de releituras de reproduções de obras encontradas nas cavernas e rochas há mais de quatro mil
anos, os alunos compreenderam os tipos de pigmentos e técnicas utilizados e as formas retratadas.
Por meio da pintura rupestre, podemos dialogar com os comportamentos, valores e crenças que surgem nesse remoto tempo. Foi através das pinturas rupestres que os arqueólogos puderam estudar vários aspectos dos seres humanos dessa época como viviam, o que faziam, do que se alimentavam, e principalmente a localização das regiões onde habitavam.
A arte rupestre era uma das maneiras que eles usavam para se comunicar uns com os outros. Pelas pinturas rupestres, os grupos humanos do período paleolítico procuraram registrar seu modo de vida, seus costumes. Assim, os homens mais antigos, que viviam em cavernas, desenharam e pintaram em suas paredes cenas da sua vida que atravessaram milhares de anos e chegar aos nossos dias.

A arte rupestre nos ensina que o homem desde os primórdios sempre teve necessidade de Arte, comenta o professor Alaôr, autor do projeto.

Para ver mais fotos, clique na imagem:
Arte Rupestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário