sábado, 22 de setembro de 2012



Autor: Alaôr Fonseca Filho Ano de produção: 1999

Resumo: Este trabalho constitui-se de algumas observações a respeito da importância da leitura no mundo contemporâneo. Através da contextualização da leitura, obtém-se uma visão do seu papel na vida do home  através da história. A relevância da leitura hoje também é analisada e assim são apontadas novas metodologias para a sua prática dinâmica. Ler é essencial à integração do indivíduo na sociedade e à retenção de conhecimentos. Para a formação de leitores ativos, críticos e reflexivos é necessário reaprender a ler e desenvolver o gosto pela leitura, assim caminhar-se-á em direção ao seu domínio.

Palavras-chave: leitura, importância, métodos de leitura, formação de leitores, história da leitura, projeto de leitura
Link: https://docs.google.com/open?id=13ZpGkLp9faLa17cyqyP7dvWlJzyQ9Wh_mHJVwCJFBEUQkU5EItvp8SaEh_Ly

quinta-feira, 28 de junho de 2012



Telas produzidas pelos alunos do período matutino e vespertino para participar do concurso cultural da Secretaria de Estado de Educação “Meu Mato Grosso do Sul sob um céu de puro azul”.
Turmas 8ºA, 8ºB, 9ºA, 9ºB,  9ºC e 1ºA Matutino e 6ºC e 6ºD Vespertino. Orientação Professor Alaôr.
Técnica tinta acrílica, óleo ou mista sobre tela.
Todos os alunos estão de parabéns pelas produções.
Meu Mato Grosso do Sul sob um céu de puro Azul

quinta-feira, 17 de maio de 2012


Alunos fazem exercício artístico e mostram habilidades para a pintura
O professor Alaôr desenvolveu um projeto na disciplina de artes do turno Matutino na qual os alunos fizeram um exercício artístico para se aprimorar na mistura de cores, técnicas de sombreamento, nuances e profundidade. Através do projeto, foi possível observar a variedade de possibilidades com a utilização de cor e aprimorar técnicas de degradê.
Para o desenvolvimento do projeto, os alunos observaram as técnicas empregadas por vários artistas consagrados de diversos movimentos artísticos (surrealismo, impressionismo, renascimento, etc.), a seguir, os alunos foram convidados a colocar em prática algumas técnicas para pintura. Utilizando tinta guache no papel canson, elaboraram e pintaram esboços simples de paisagens, figurativo, natureza morta e florais.
Todo o processo de produção foi acompanhado pelo professor com instruções teóricas ou com ajuda na elaboração do esboço. Os melhores trabalhos foram expostos na escola na comemoração do Dia das mães e os alunos foram avaliados pelo empenho e pelas produções.
O resultado do projeto foi satisfatório pois os alunos puderam constatar a sua capacidade em elaborar bons trabalhos. Além disso o material utilizado é de baixo custo o que permitiu a participação de todos. Todos ficaram satisfeitos com o resultado. Durante a exposição dos mesmos, houve elogios da coordenação, professores e outros alunos o que os fez ficarem motivados para a realização de novos projetos.
Confira algumas fotos da produção dos alunos no link abaixo:
Artes - Exercício artístico

sexta-feira, 27 de abril de 2012


Projeto Arte Figurativa: autorretrato

Projeto desenvolvido na disciplina de Arte – Período Matutino – Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo, Professor Alaôr.

Objetivos:

Conhecer os princípios da Arte figurativa – representação de rosto para futuras produções, observando pigmentação, sombreamento, estilos, simetria e traço.

Metodologia:

Durante as aulas, os alunos treinaram com gravuras de olhos, boca, nariz, orelhas e do conjunto para a seguir produzirem um auto-retrato em grafite, podendo ser realista ou estilizado.

Avaliação:

Foi avaliada a produção dos alunos, empenho e interesse.

sábado, 31 de março de 2012


Arte Rupestre – alunos
aprendem sobre os primórdios da pintura

Os alunos do período matutino desenvolveram um projeto na disciplina de Artes no qual puderam compreender a importância da Arte Rupestre. Através de releituras de reproduções de obras encontradas nas cavernas e rochas há mais de quatro mil
anos, os alunos compreenderam os tipos de pigmentos e técnicas utilizados e as formas retratadas.
Por meio da pintura rupestre, podemos dialogar com os comportamentos, valores e crenças que surgem nesse remoto tempo. Foi através das pinturas rupestres que os arqueólogos puderam estudar vários aspectos dos seres humanos dessa época como viviam, o que faziam, do que se alimentavam, e principalmente a localização das regiões onde habitavam.
A arte rupestre era uma das maneiras que eles usavam para se comunicar uns com os outros. Pelas pinturas rupestres, os grupos humanos do período paleolítico procuraram registrar seu modo de vida, seus costumes. Assim, os homens mais antigos, que viviam em cavernas, desenharam e pintaram em suas paredes cenas da sua vida que atravessaram milhares de anos e chegar aos nossos dias.

A arte rupestre nos ensina que o homem desde os primórdios sempre teve necessidade de Arte, comenta o professor Alaôr, autor do projeto.

Para ver mais fotos, clique na imagem:
Arte Rupestre